sexta-feira, 13 de junho de 2008

Adhemar Ferreira da Silva – O primeiro bicampeão de ouro do Brasil

Por Marcus Azevedo (Editoria de Esportes)

O ano de 1968 foi importante na história do país. Nos Jogos Olímpicos de 1968 realizados na Cidade do México que tivemos uma conquista de medalha de bronze no atletismo. O responsável foi Adhemar Ferreira da Silva, um paulistano de 41 anos, vindo de uma família humilde no bairro da Casa Verde, capital paulistana. Porém a história deste atleta tem muito mais conquistas a serem lembradas.

Adhemar na época de atleta

Adhemar começou a competir oficialmente no ano de 1947, na categoria de salto em distância, no campeonato chamado Troféu Brasil onde conseguiu a marca de 13,05 m, marca que fez com que ele disputasse os Jogos olímpicos daquele ano, sediados em Londres. Nestes jogos, porém, conseguiu apenas o 14° lugar.

Nas olimpíadas seguintes em Helsinque no ano de 1952, que aconteceram na Finlândia, Adhemar já não era um total desconhecido, pois já havia conseguido o primeiro lugar nos Jogos Pan-americanos. Nestas olimpíadas ele já disputava na categoria de salto triplo e não imaginava conseguir grava seu nome como novo recordista mundial. O recorde até então era de 16 metros e num mesmo dia ele superou a marca por quatro vezes: 16,05 m, 16,09m, 16,12m e 16,22m. Com essa vitória foi dada ela primeira vez a famosa volta olímpica para agradecer e receber de perto os aplausos do público.

Adhemar nos jogos olímpicos de 1952

Quatro anos depois, novamente tivemos os jogos olímpicos sediados em Melbourne na Austrália, no ano de 1956. Dois dias antes de sua competição, Adhemar sofreu com uma forte dor de dente, que quase poria em risco seu desempenho, mas foi sanada com uma punção aplicada por um dentista. Neste ano seu salto atingiu a marca de 16,36m quando conseguiu o marco de ser o primeiro brasileiro bicampeão em jogos olímpicos.

Disputou outros jogos olímpico e como já citado, na edição da Cidade do México, conseguiu apenas o 14º lugar. Um pouco mais tarde, no ano de 1960 o atleta contraiu tuberculose. Quando isto aconteceu, Adhemar já se encontrava prestes a participar das olimpíadas de Roma em que seria o porta-bandeira da delegação, mas devido a seqüelas da tuberculose e diagnósticos médicos não passou das eliminatórias.

Além das conquistas olímpicas Adhemar é pentacampeão sulamericano e tricampeão pan-americano e campeão luso-brasileiro além de outros títulos internacionais.

Após tantas conquistas nosso atleta veio a falecer de uma parada cardíaca em 12 de janeiro de 2001, aos 74 anos de idade.

Outros feitos de nosso atleta

Além de atuar na área dos esportes Adhemar circulava por outros setores da sociedade. Cursou escultura na Escola Técnica Federal de São Paulo, educação física na Escola do Exército, direito na Universidade do Brasil e Relações Públicas na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Depois disso foi a vez de entrar em cena literalmente. No ano de 1956 ele atuou na peça Orfeu da Conceição, de Vinicius de Moraes e três anos depois foi a hora de aparecer nas telonas. O atleta multi-graduado atuou no filme franco-ítalo-brasileiro Orfeu do carnaval, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro de 1959. Nos anos de 1964 a 1967 foi adido da Embaixada Brasileira na Nigéria.

Realmente se comprova com exemplos com este, que os grandes nomes da história do país não se atém somente ao que lhes é comum, o pensamento presente entre essas pessoas é sempre o de auto superação.

Adhemar nos dias de hoje

Nenhum comentário: