segunda-feira, 26 de maio de 2008

Teatro Novo

Por Luísa Pitta (Editoria de Teatro)

No dia oito de junho de 1968 acompanhou-se a inauguração do Teatro Novo, que antes era particular e foi construído por iniciativa de seu proprietário, o português João de Oliveira. Com sua morte, o “República” – como antes era chamado - passou para seu filho, o herdeiro Eduardo de Oliveira. Vários empresários por ele passaram, sendo o último deles, Abraão de Medina quem decide entregar a casa ao Ministério da Educação e Cultura - MEC em troca do acerto de uma dívida. Uma sociedade particular arrenda o “República” que passa então a se chamar Teatro Novo, em 1968.

Considerada uma casa moderna para a época teve em seu convite de inauguração a seguinte descrição do local: “... possui 1.030 lugares, acústica planificada, ar condicionado integral em instalação, comando de som e luz totalmente eletrônico, livraria, bar, biblioteca e loja de discos.”

É inaugurado com a Orquestra Sinfônica Brasileira dirigida pelo maestro Isaac Karabitchewiski e a pianista Magdalena Tagliaferro.

O Teatro Novo, situado na Rua Gomes Freire, funcionou até 1971 quando foi reformado para abrigar a TV-E (TV-Educativa). Foi construído um complexo arquitetônico onde funciona o Centro Nacional de Produção de Televisão Educativa, oferecendo múltiplas atividades de trabalho para artistas e técnicos teatrais. Segundo informações do Professor Gilson Amado, então Presidente da Fundação Brasileira de TV-Educativa, todo o equipamento encontrado no Teatro Novo, tais como refletores, cortinas, cadeiras, equipamentos elétricos etc. foi doado pela Fundação a entidades teatrais públicas e particulares.

Nenhum comentário: