terça-feira, 6 de maio de 2008

Sociedade e Cidadania - palestras e debates sobre 40 anos de 1968

*Dica da aluna Luisa Pitta*

Ciclo idealizado e coordenado por Luiz Carlos Fridman, Professor adjunto do Depto de Sociologia da Universidade Federal Fluminense - UFF e Doutor em Sociologia pelo IUPERJ. 19h. Grátis.
  • 14/5 - 68 de Todos os Sonhos - "Sejam razoáveis, peçam o impossível!", estava pichado nas paredes da Sorbonne em maio de 1968. Naqueles dias, tudo parecia possível: derrubar ditaduras e impérios, concretizar sonhos, revoltas, resistências e rebeldias. Que mundo surgiu de tudo aquilo? Com Carlos Vainer, Doutor em Desenvolvimento Econômico e Social pela Université de Paris I - Sorbonne, Professor Titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ.
  • 21/5 - 68 de Todos os Sons - Um panorama de um dos anos mais férteis na música de todo o mundo, da Tropicália, no Brasil, ao psicodelismo do rock, os festivais da canção, aqui, e os primeiros grandes festivais ao ar livre, pelo mundo afora. Um ano em que tudo se polarizou, tudo fermentou, tudo mudou para sempre. Com Ana Maria Bahiana, jornalista e escritora.
  • 28/5 - 68 e as Mutações na Arte - A reorganização geral das artes visuais não mais como encadeamento de ismos ou campos autônomos. No endurecimento da ditadura militar, a politização da arte se dá em seus próprios termos, numa reafirmação de sua esfera de liberdade e de poder crítico. Com Glória Ferreira, Doutora em História da Arte pela Sorbonne, crítica de arte e curadora independente.

As palestras acontecerão no Espaço Sesc
Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana
Telefone: 21 2547.0156

Nenhum comentário: