segunda-feira, 26 de maio de 2008

Censura durante o regime militar

Por Percy Rodrigues (Editoria de Política)

A censura no Brasil, que perdurou, praticamente, em todo o período posterior à colonização do país, seja ela cultural ou política, pontificou durante os governos militares, culminando com a decretação do AI-5 em 13 de dezembro desse ano.

“A história do ano termina aqui. Na verdade, era apenas o começo. 1968 entrava para a história, senão como exemplo, pelo menos como lição”.

Após a promulgação do AI-5, todo e qualquer veículo de comunicação deveria ter sua pauta previamente aprovada e sujeita ‘a inspeção local por agentes autorizados. Em razão disso, muitas matérias foram censuradas.

As equipes de jornalistas acuadas, na impossibilidade de publicar esclarecimentos a respeito, deixavam páginas inteiras em branco, algumas preenchiam os espaços censurados com receitas culinárias que não resultavam no alimento proposto por elas.

Além de protestar contra a falta de liberdade de imprensa, jornalistas tentavam fazer com que a população passasse a perceber torturas e mortes por motivos políticos, desconhecidas pela maioria.

A violência do Estado era notada nos confrontos policiais e pelo desaparecimento de pessoas conhecidas.

Fonte: wikipedia/Ventura/Zuenir.

Nenhum comentário: