quarta-feira, 30 de abril de 2008

40 Anos do “Álbum Branco” dos Beatles

por Luiz Mauricio Urjais (Editoria de Música)





Após os mais de vinte anos de Guerra Fria, “1968” foi um ano mítico, pois uma série de transformações políticas, éticas, sexuais e comportamentais afetaram as sociedades da época de uma maneira irreversível. Foi nesse embalo de revoluções militantes que os Beatles lançaram em novembro de 1968, como assim ficou conhecido, o “Álbum Branco” ou simplesmente “The Beatles”.

O título original do álbum seria “A Doll´s House” devido ao período de meditação em Rishikesh, na Índia, junto com o guru Maharishi Mahesh Yogi, que o grupo se manteve, em fevereiro do mesmo ano, compondo com os seus violões. O álbum em si demorou quase oito meses de trabalho intenso para ser finalizado, começando em 30 de maio, em Abbey Road, e terminando em 13 de outubro.

Caracterizada por uma capa de cor totalmente branca, “The Beatles” é o adeus à fase psicodélica do grupo predominante no álbum anterior “Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band” e é um prelúdio do que seria a música pop do início dos anos 70. Também constam no álbum um grande pôster de colagens e quatro fotos dos integrantes.

O disco foi o último dos músicos a ser lançado em versão estéreo e mono, havendo uma variação muito grande nas duas mixagens que pode ser comprovada em sua duração que, ao exemplo em mono, tem 20 segundos a menos que o estéreo.

A compilação “The Beatles” foi composta de 30 canções, dividas em dois discos, que consta do material mais diversificado produzido pelos “Fab Four”, possuindo levadas de várias vertentes musicais como o rock´roll, reaggae, soul, country, pop e blues. Também é nesse álbum que surgem os primeiros indícios de separação do grupo, devido a constante presença de Yoko Onno nos ensaios, os primeiros problemas com a Apple e o trabalho de forma mais individualizada de cada membro. Este clima tenso fez com que Ringo Star abandonasse a banda durante as gravações, no período de uma semana, alegando não possuir espaço suficiente para compor.

O LP, que fora produzido por George Martin e lançado no dia 22 de novembro de 1968 na Grã-Bretanha e no dia 25 nos Estados Unidos, alcançou o 1º lugar no dia 27 do mesmo mês sendo o 1º álbum duplo a obter tal posto e o de maior vendagem da história, batido apenas em 1977 pela trilha de “Saturday Night Fever”.

Abaixo segue a lista das canções que foram gravadas:

DISCO 1

1 - BACK IN THE USSR
2 - DEAR PRUDENCE

3 - GLASS ONION
4 - OB-LA-DI OB-LA-DA
5 - WILD HONEY PIE
6 - THE CONTINUING STORY OF BUNGALLOW BILL
7 - WHILE MY GUITAR GENTLY WEEPS
8 -HAPPINESS IS A WARM GUN
9 - MARTHA MY DEAR
10 - I´M SO TIRED
11 – BLACBIRD
12 – PIGGIES
13 - ROCKY RACCOON
14 - DON´T PASS ME BY
15 - WHY DON´T WE DO IT IN THE ROAD
16 - I WILL
17 – JULIA

DISCO2

18 – BIRTHDAY
19 - YER BLUES
20 - MOTHER NATURE´S SON
21 - EVERYBODY´S GOT SOMETHING TO HIDE EXCEPT ME AND MY MONKEY
22 - SEXY SADIE
23 - HELTER SKELTER
24 - LONG LONG LONG
25 - REVOLUTION 1
26 - HONEY PIE
27 - SAVOY TRUFFLE
28 - CRY BABY CRY
29 - REVOLUTION 9
30 – GOODNIGHT

“Álbum branco” – divulgação site: www.beatles.com

“Beatles” – site: http://aboutthebeatles.com/discography_lp_thebeatles.php

4 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Frase incorreta:

"Após os mais de vinte anos de Guerra Fria"

Correção:
" Após mais de vinte anos de Guerra Fria"
ou
" Após vinte anos de Guerra Fria"

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Erro:
"Foi nesse embalo de revoluções militantes que os Beatles lançaram em novembro de 1968, como assim ficou conhecido, o “Álbum Branco” ou simplesmente “The Beatles”."

Correção
"Foi nesse embalo de revoluções militantes que os Beatles lançaram em novembro de 1968, o assim conhecido, “Álbum Branco” ou simplesmente “The Beatles”."

"Foi nesse embalo de revoluções militantes que os Beatles lançaram, em novembro de 1968,o albúm “The Beatles”, ou,como assim ficou conhecido, o “Álbum Branco”.