Após os mais de vinte anos de Guerra Fria, “1968” foi um ano mítico, pois uma série de transformações políticas, éticas, sexuais e comportamentais afetaram as sociedades da época de uma maneira irreversível. Foi nesse embalo de revoluções militantes que os Beatles lançaram em novembro de 1968, como assim ficou conhecido, o “Álbum Branco” ou simplesmente “The Beatles”.
O título original do álbum seria “A Doll´s House” devido ao período de meditação em Rishikesh, na Índia, junto com o guru Maharishi Mahesh Yogi, que o grupo se manteve, em fevereiro do mesmo ano, compondo com os seus violões. O álbum em si demorou quase oito meses de trabalho intenso para ser finalizado, começando em 30 de maio, em Abbey Road, e terminando em 13 de outubro.
Caracterizada por uma capa de cor totalmente branca, “The Beatles” é o adeus à fase psicodélica do grupo predominante no álbum anterior “Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band” e é um prelúdio do que seria a música pop do início dos anos 70. Também constam no álbum um grande pôster de colagens e quatro fotos dos integrantes.
O disco foi o último dos músicos a ser lançado em versão estéreo e mono, havendo uma variação muito grande nas duas mixagens que pode ser comprovada em sua duração que, ao exemplo em mono, tem 20 segundos a menos que o estéreo.
A compilação “The Beatles” foi composta de 30 canções, dividas em dois discos, que consta do material mais diversificado produzido pelos “Fab Four”, possuindo levadas de várias vertentes musicais como o rock´roll, reaggae, soul, country, pop e blues. Também é nesse álbum que surgem os primeiros indícios de separação do grupo, devido a constante presença de Yoko Onno nos ensaios, os primeiros problemas com a Apple e o trabalho de forma mais individualizada de cada membro. Este clima tenso fez com que Ringo Star abandonasse a banda durante as gravações, no período de uma semana, alegando não possuir espaço suficiente para compor.
O LP, que fora produzido por George Martin e lançado no dia 22 de novembro de 1968 na Grã-Bretanha e no dia 25 nos Estados Unidos, alcançou o 1º lugar no dia 27 do mesmo mês sendo o 1º álbum duplo a obter tal posto e o de maior vendagem da história, batido apenas em 1977 pela trilha de “Saturday Night Fever”.
Abaixo segue a lista das canções que foram gravadas:
DISCO 1
1 - BACK IN THE USSR
2 - DEAR PRUDENCE
3 - GLASS ONION
4 - OB-LA-DI OB-LA-DA
5 - WILD HONEY PIE
6 - THE CONTINUING STORY OF BUNGALLOW BILL
7 - WHILE MY GUITAR GENTLY WEEPS
8 -HAPPINESS IS A WARM GUN
9 - MARTHA MY DEAR
10 - I´M SO TIRED
11 – BLACBIRD
12 – PIGGIES
13 - ROCKY RACCOON
14 - DON´T PASS ME BY
15 - WHY DON´T WE DO IT IN THE ROAD
16 - I WILL
17 – JULIA
DISCO2
18 – BIRTHDAY
19 - YER BLUES
20 - MOTHER NATURE´S SON
21 - EVERYBODY´S GOT SOMETHING TO HIDE EXCEPT ME AND MY MONKEY
22 - SEXY SADIE
23 - HELTER SKELTER
24 - LONG LONG LONG
25 - REVOLUTION 1
26 - HONEY PIE
27 - SAVOY TRUFFLE
28 - CRY BABY CRY
29 - REVOLUTION 9
30 – GOODNIGHT
“Álbum branco” – divulgação site: www.beatles.com
“Beatles” – site: http://aboutthebeatles.com
4 comentários:
Frase incorreta:
"Após os mais de vinte anos de Guerra Fria"
Correção:
" Após mais de vinte anos de Guerra Fria"
ou
" Após vinte anos de Guerra Fria"
Erro:
"Foi nesse embalo de revoluções militantes que os Beatles lançaram em novembro de 1968, como assim ficou conhecido, o “Álbum Branco” ou simplesmente “The Beatles”."
Correção
"Foi nesse embalo de revoluções militantes que os Beatles lançaram em novembro de 1968, o assim conhecido, “Álbum Branco” ou simplesmente “The Beatles”."
"Foi nesse embalo de revoluções militantes que os Beatles lançaram, em novembro de 1968,o albúm “The Beatles”, ou,como assim ficou conhecido, o “Álbum Branco”.
Postar um comentário